segunda-feira, 29 de abril de 2013

Saiu o PAP de Filé - 1ª parte

Oi gente.
O dia rendeu e estou trazendo a 1ª parte do PAP de filé como prometido.
Tem gente ansiosa por ele...
Vamos lá sem mais delongas.
Nota: as imagens do gráfico foram retiradas da net. Apenas estão trabalhadas para as leitoras entenderem.

Ah! Só 2 avisos:
1) eu tinha ficado de tentar fazer por vídeo. Mas por experiência própria,há pessoas que não conseguem assistir vídeos devido à velocidade da net. Então manterei sempre meus PAP's em fotos,ok?
Eles carregaram facilmente até pelo celular.
2) quem chegou agora e não sabe fazer crochê,vá para a 1ª dica de crochê clicando aqui. Somente depois de aprender os 1ºs pontos,você deve voltar para fazer o filé,ok?

Para aprender,vamos usar esse gráfico,que é uma barrinha. Fica muito bom com qualquer material,mas se você o quer mais delicado e leve,faça com Cléa. Material mais grosso,ter-se-á uma barra maior e mais bruta.
Nós vamos usar Anne para melhor visualização.
Este é o modo que você vê na revista ou qualquer outra fonte:

Aqui é a forma como vai acompanhar:

Esse é o primeiro problema que enrola a maioria. Como o gráfico vem de frente,a gente acha que é pra fazer do modo que está e não é. Esse tipo - com bicos na ponta - deve ser feito de lado e não por cima. Não é que não dá,é que de lado vai mais fácil.

Temos sempre as legendas. Nesse caso é esta (já coloquei como deve ser lida):

Vamos trab o que chamamos filé 2 x 1 - que é 2 corr pra 1 pa.

Agora vamos começar a trab. O modo que vou explicar requer atenção na hora de contar,pois se pegar o jeito vocês vão fazer qualquer filé.
Para saber quantas corr precisa pra começar,contaremos onde vai começar a subir o trab,ou seja,no nosso exemplo pela lateral,temos 16 quadrinhos:

Agora você multiplica 16 x 3 = 48 + 1 = 49
O por quê disso: nesse tipo de filé,vamos trab sempre contando 3 pontos em cada quadro,certo? Esse "+ 1" é o que fecha o trab. Se não fizer assim,dá errado,vai sempre faltar um,entenderam?
Vejamos como ficou a marcação agora:

Como podem ver,depois das 49,precisa mais 5 corr pra virar. Feitas as 5,entre com a ag na 9ª corr a contar da ag. Não conte a argola da ag,ok?
Esse é o 1º quadro aberto. Observem as fotos indicando os sentidos que devem seguir. Barrinhas são trab em ida e volta.
Vejamos como fica na prática:

Estamos no início. Se você depois for fazer um filé maior,use alfinetes para marcar a quant de corr que você precisa. De 20 em 20,de 30 em 30,como for mais fácil.
Na foto temos as 49 iniciais. Depois fiz mais 5 pra virar e entrei na 9ª corr. Agora é só ir seguindo o gráfico. Vejamos como fica a 1ª carr:

Vejam que agora que chegou no final,vamos virar para continuar. O 1º quadro (veja seta) é feito com as 5 corr "extras". Tem de entrar na 9ª porque vai ser contado assim: 2 corr de spç,3 de pa inicial,1 de base,2 de spç de novo,e outra de base. 2+3+1+2+1=9 entenderam?
Vejamos agora a 2ª carr:

Nos quadros cheios em que a base é aberto,serão feitos 3 pa sendo: 1 para fechar o ant/começar o próx,2 dentro do spç,mais um pra fechar o ant/começar o próx. e assim por diante. Notem que sempre teremos um múltiplo de 3 + 1. Os cheios da 1ª carr juntos dão um total de 7 pa. Os da 2ª,13 pa.

Comparem com o gráfico. Não está certinho?

Agora é a vez de vocês. Não tenho prazo estipulado,mas vou dar um tempinho para vocês acompanharem até aqui e depois continuaremos.

O PAP vai até o final desse gráfico que estamos utilizando como exemplo,para fixar bem a parte dos biquinhos,principalmente porque temos subida e descida.
Então meninas,quero saber de vocês o que estão achando da 1ª parte. Por favor,deixem seus comentários para eu saber onde devo melhorar,ok?

BÔNUS: notem que estou usando um fundo preto. O por quê: quando se trab com linha clara em fundo branco,quase não se enxerga,mesmo se estiver na sua mão.
A DICA: sempre que estiver crochetando,use um fundo de cor contrastante para facilitar sua visualização,principalmente quem trab à noite ou cansa rápido a vista. Use fundo escuro para linha branca e vice-versa.

Podem deixar suas dúvidas nos coments ou pelo meu email.

2ª PARTE AQUI

Bjs e até mais.

4 comentários:

  1. OI amigaaaaaaaa!
    Obrigada flor por compartilhar sua sabedoria e nos ensinar um pouquinho mais!

    Parabéns amiga, pelo pap, vou ficar ligada para aprender mais com vc!

    Uhuuuuuuuuuu, me perdoa a gafe no face!
    Te adoro!

    ResponderExcluir
  2. até que enfim saiu oba vou acompanhar e tentar fazer obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas.
    Obrigada a vocês.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  4. Esse barradinho é lindo e prático... Beijos